“Você nunca deve ter medo do que você faz quando você faz o que é certo.” (Rosa Parks)

Enquanto que, no Brasil, há uma data para homenagear a história negra (20/11), sendo ainda facultativa, nos Estados Unidos há um mês inteirinho de celebração sobre as conquistas dos afro-americanos, reafirmando o papel central na história do país mais influente do mundo.

O Mês da História Negra ou Black History Month começou como uma maneira de lembrar pessoas importantes e eventos na história da Diáspora Africana, fenômeno sociocultural e histórico, que ocorreu em países além do continente africano, devido à imigração forçada, por fins escravagistas mercantis, que perduraram da Idade Moderna ao final do século XIX.

Por conta disso, hoje estamos homenageando Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Com um gesto simples, mas de grande significado, no dia 1º de dezembro de 1955, em Montgomery, estado do Alabama (EUA), Parks entrou para a história ao se recusar a ceder seu lugar num ônibus para um homem branco que exigia que ela se retirasse para ele poder se acomodar.

Naquela época, havia leis que proibiam os negros de freqüentar alguns locais ou restringiam o acesso a transportes e acomodações em locais públicos e restaurantes. Rosa Parks foi presa e recebeu uma multa por se recusar a levantar, mas seu ato foi o pontapé inicial para uma grande reviravolta na história dos EUA e do mundo todo.

#quotes #frases #planeta5050 #planet5050by2030
#Unwomen #Onumulheres #conselhododia #NalwangoMadame #MadameNalwango #BlackHistoryMonth #MêsdaHistóriaNegra #USA #HistóriaNegra #RosaParks#

Compatilhe:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

TOP

X
WhatsApp chat